A grande vantagem de usar energia elétrica, é que ela é melhor aproveitada em termos de conversão de calor do que o gás. Explico.
O meu fogareiro, de 8 caulins e de alta pressão, gasta muito gás para começar. Depois, o fogo fica a uns 10 cm do fundo da panela. Todo esse calor só serve pra esquentar o ambiente, porque pouco dele é efetivamente aproveitado pela panela.
Usando uma resistência elétrica, todo o calor que ela gerar, será utilizado para aquecer o liquido, pois ela fica imersa. Na teoria é isso. Hoje é o dia de testar na prática.
Essa é a cara do bicho.
Basicamente, uma panela grande de 68 Litros com uma resistência de 4500W de 220V, uma menor de 38 litros que uso como filtro onde fiz vários furos para servir de peneira. Um motor que aguenta até 120C e os comandos a direita.
A panela interna com os furos.
E aqui durante a brassagem. Deixo circulando pois facilita a homogenização da temperatura ja que esta pegando água do fundo, onde esta quente, e jogando em cima onde teoricamente esta mais frio.
Aqueci 48 litros de agua a 67C em pouco menos de 1 hora. Levou mais 1 hora para levantar fervura vigorosa. Bem menos do que levo com um fogão a gás.
No geral economizei no minimo 2 horas, mas se eu tivesse uma segunda panela também com resistência, facilitaria muito mais.
De modo geral, eu recomendo muito ter uma panela dessas.
Só quero ver quanto vai vir a conta de luz no final do mês.
Saudações...
Salve Thiago!
ReplyDeleteEstou tentando montar meu sistema RIMS, mas to encontrando dificuldades na bendita bomba de recirculação. Qual vc utiliza?
Por enquanto é isso. Boas levas à vc!
Abraços
André
Andre,
ReplyDeleteDesculpe a demora. Comprei uma bombano ebay para sistemas de aquecimento solar. Aguenta até 120C e funcionou muito bem para o meu uso. Ela é food grade, 12v e a potência é suficiente para o que eu precisei.
Não desmontei ainda para ver qual a dificuldade para limpar, mas deixo circulando com agua bem quente por um tempo antes de usar só para garantir.
Se puder depois me manda noticias do seu sistema.
Abraço,
Thiago
Salve Thiago,
ReplyDeleteDepois de um bom tempo volto pra comentar o post.
Adiantei um pouco o projeto e até comprei a matéria-prima para a primeira brassagem, que será uma Sweet Stout.
Como minha verba ta curta, não comprei a resistência para usar na panela, vou de fogareiro mesmo por enquanto.
Comprei uma bomba de recirculação de lava-louça, pelo que pude constatar; ela dará conta do recado...
Estou quebrando a cabeça para ver onde posso fixá-la, mas no mais acho que vai dar certo.
Por enquanto é isso, quando tiver mais novidades te aviso.
Abraço
André
Olá Thiago,
ReplyDeleteQual eficiência vc conseguiu com este equipamento?
Desculpe mas nao visitei a pagina para ver sua pergunta.
DeleteNao medi a eficiencia ainda, pois mi9nha medições ficaram meio estranhas, mas posto aqui quando achar que esta bom.
Estou atualizando o equipamento, então postarei novidades em breve.
Oi Thiago, tudo bem?
ReplyDeleteDepois de algum tempo de construção, e aí, o que acha do seu equipamento?
Pretendo montar um igual, algum conselho?
Desde já agradeço a atenção!
Abraços!
Cara. Posso dizer que a panela funciona, não como eu esperava porque sempre há melhorias a ser feitas, mas com certeza acelerou o processo. No fim do dia acabo gastando menos tempo fazendo cerveja.
ReplyDeleteMas tome muito cuidado com a construção do equipamento. Use sempre equipamento de segurança, coloque um disjuntor a mais entre a tomada e o equipamento (apenas apra aumentar a segurança) e sempre use fios da bitola correta.
Ja aconteceu comigo de o fio começar a derreter durante a brassagem. Acabei ligando um cooler apontado para o fio para minimizar o problema enquanto eu terminava a cerveja.
Fora isso, só tenho coisas boas a falar do equipamento.
No que eu puder ajudar é so falar.
Cara, se puder me mandar um e-mail (bruno.breno@gmail.com) vamos conversar. Pretendo fazer um equipamento e suas considerações seriam bem valiosas, inclusive pretendo documentar os processos e fazer algo com arduino e posso compartilhar. Obrigado pela atenção! Abraços.
DeleteBoa tarde, existe diferença na mosturação com uma bomba que circula o mosto de cima para baixo? tenho visto que as panelas automatizadas normalmente fazem de baixo para cima. Abção
ReplyDelete